Janeiro de 1998 - O Primeiro Jogo do Ano

O primeiro jogo de 1998 foi pela Copa do Brasil sob o comando do técnico Edinho. 

O ano parecia começar bem para o Fluminense.

Esperança!

Jornal O Globo de 21 Janeiro 1998






Janeiro de 1998 - A Vanguarda

Os que quase acabaram com o Fluminense!

Jornal O Globo de 17 de Janeiro de 1998 - Coluna Panorama Esportivo










Janeiro de 1998 - O Poder

"Queremos um time à altura das tradições tricolores. Chega de time bom, bonito e barato - disse Marcos Furtado"

Jornal O Globo de 15 de Janeiro de 1998

Janeiro de 1998 - A Sexta Trombeta - Vanguarda Tricolor

O último capítulo da maior vergonha da história do Fluminense, os três rebaixamentos consecutivos, foi escrito a partir da eleição da Vanguarda Tricolor em Janeiro de 1998.

"Tudo o que é bom para o Silvio Kelly não é bom para o Fluminense"

Esse era o hit da Vanguarda Tricolor pré-eleição, contando inclusive com faixa que retratava essa frase.

Até hoje não consigo entender o por que dessa faixa? Por que tanta agressão a um dos mais renomados tricolores? O Fluminense deve muito ao Grande Benemérito Atleta o Dr. Silvio Kelly.

No ano de 1996 o Fluminense foi rebaixado por diferença de apenas um ponto. Nos jogos do campeonato brasileiro desse ano em Laranjeiras a torcida tricolor chegou a saudar a entrada do time em campo com fumaça preta?

Na sociais os torcedores se vestiam de preto durante os jogos.

Imaginem o clima? Guerra!

As cores do Fluminense eram desrespeitadas. Tumultuaram um ambiente que já não era bom. Desestabilizaram um time que já era fraco. Enfim, ajudaram a empurrar o time tricolor ladeira abaixo. Para a segunda divisão. São tão responsáveis quanto os dirigentes da época.

Ao longo de dois anos "passaram por cima", não importando a idade, de quem estava do outro lado.

Inocentes úteis! Ações entre amigos!

Com o poder em mãos a Vanguarda conduziu o Fluminense para a terceira divisão mostrando maior despreparo ainda e maior incompetência dos que os dirigentes anteriores.

Levaram o Fluminense para o terceiro, e mais vergonhoso de todos, rebaixamento.

São os autores do mais triste capítulo da história do Fluminense.

Os que quase acabaram com o Fluminense!

Seria o fim da democracia que nunca mais teria espaço no Fluminense. Foram obrigados a entrar no clube e dobrar a direita de cabeça baixa.

Declarações do líder da Vanguarda retratada no Jornal O Globo do dia seguinte a vitória no conselho deliberativo. Jornal O Globo de 14 de Janeiro de 1998.

Janeiro de 1998 - De Volta Para o Futuro

O vice presidente de futebol era Antônio Gonzalez, ex-secretário geral da Vanguarda Tricolor.

O treinador era o ex-jogador Delei.

O auxiliar técnico o ex-jogador Duílio.

Sob o comando desse trio o Fluminense estreou na segunda divisão do campeonato brasileiro em agosto de 1998 com derrota em pleno Maracanã para o ABC de Natal, um jogo que representa uma das maiores vergonhas da história do Fluminense, iniciando assim sua caminhada ladeira abaixo em direção à terceira divisão do futebol brasileiro.

A Vanguarda Tricolor, na véspera da eleição do conselho deliberativo, organizou um jantar de confraternização que selaria o destino do Fluminense no campeonato brasileiro de 1998: A ação entre amigos!

Os que quase acabaram com o Fluminense!

O Jornal o Globo de 13 de Janeiro de 1998







Janeiro de 1998 - Eleição do Conselho Deliberativo

Jornal do Brasil de 13 de Janeiro de 1998

 


Janeiro de 1998 - Júlio Bueno e a Carreata da Vanguarda Tricolor

http://www1.folha.uol.com.br/fol/esp/s2049441.htm

"Oposição no Fluminense promove carreata no Rio


AJB 10/01/98 17h31
Do Rio de Janeiro

O clima de eleições no Fluminense vai agitar o domingo dos simpatizantes da chapa Vanguarda Tricolor, que vai concorrer nesta terça-feira por 150 cadeiras do Conselho Deliberativo contra a chapa da situação, 2002 - Centenário Tricolor. Uma carreata de mais de 100 carros vai sair domingo, a partir das 10h, do edifício Central, na Avenida Rio Branco.

O trajeto da carreata é estratégico: passará pelos bairros da Glória, Catete, Flamengo, Laranjeiras e Cosme Velho, onde moram cerca de 50% dos sócios do clube. Segunda-feira à noite, a Vanguarda Tricolor vai realizar um jantar em homenagem aos jogadores que conquistaram o tricampeonato carioca de 1983 a 85 e o Brasileiro de 85.
Para o coordenador político da Vanguarda, Julio Bueno - também presidente do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) -, o Fluminense precisa de uma reforma estrutural e geral. O primeiro passo seria o processo eleitoral. "Precisamos de eleições diretas. Metade do colégio eleitoral é vitalício. Assim fica difícil qualquer mudança", diz. Bueno garante ter realizado uma pesquisa junto a todos os 6.900 sócios do clube, que indica uma vitória de 3 por 1 da Vanguarda. "Telefonamos para todos e conferimos os votos. É impossível perdermos", garante.
A previsão é que cerca de 2 mil sócios compareceram às urnas. A chapa vencedora escolherá o novo presidente em dezembro junto dos 150 membros vitalícios do Conselho Deliberativo."

Janeiro de 1998 - O Ano das Trevas

O ano de 1998 é o pior ano da história do Fluminense.

Um terceiro rebaixamento consecutivo, dessa vez para a terceira divisão, seria o resultado final da maior mancha da história do Fluminense.

Muitos foram os culpados. Muitos. Mas alguns atores se destacaram.

A criação desse blog tinha o intuito de deixar registrado para as futuras gerações de tricolores os nomes dos Os que quase acabaram com o Fluminense.

Eles iniciaram a guerra e quase destruíram por completo o Fluminense. Faltou pouco.

O gigante foi levado ao chão mas reagiu e hoje retoma seu caminho de glórias.

O tempo das trevas foi-se embora.

A guerra que esses senhores desencadearam dizimou milhares de tricolores. De sexta maior torcida do país caímos para décima primeira. Uma perda que vai levar alguns anos para ser recuperada.

Isso aconteceu a apenas 15 anos atrás. É muito recente.

Muitos dos Os que quase acabaram com o Fluminense ainda circulam livremente por aí. Como se nada tivesse acontecido. Como se o passado não existisse. Andam tranquilamente nos corredores de Laranjeiras. Verdadeiros caras de pau. E eles mentem. Mentem muito. Distorcem os fatos contando com o tempo que distorce as lembranças. Tramam! Sabotam! Anseiam! Quais os interesses? Por que? Onde? Quando? Quem?

Que os nomes de todos que estiveram a frente do clube entre 1987 e 1998 fiquem registrados para sempre na memória dos tricolores para que se evite que algo parecido volte a acontecer com o Fluminense.

Os donos do Fluminense são seus torcedores. Para sempre!

Vamos aos fatos!