Dezembro de 1989 - Sobre Fábio Egypto

Foi o primeiro presidente da história do Fluminense que não conseguiu nenhum título relevante no futebol.

Teve um mandado cercado de problemas que levou a torcida do Fluminense a passar muita vergonha (todos retratados pelos jornais da época).

Em seu mandado o Fluminense vendeu a maior parte dos jogadores que fizeram parte do elenco que conquistou o Campeonato Brasileiro de 1984 e o Tri-Campeonato Estadual de 83, 84 e 85.

Em seu mandado o Fluminense contratou diversos jogadores medíocres iniciando assim uma era negra no futebol tricolor que atingiria o ápice no ano de 1999 (Não há nada na vida tão ruim que não possa ser piorado).

Os que quase acabaram com o Fluminense.

Um depoimento anterior e um depoimento posterior de duas raposas felpudas da política tricolor sobre Fábio Egypto.

Jornal O Globo de 7 de Novembro de 1986








Jornal O Globo de 7 de Maio de 2000






Dezembro de 1989 - O Futebol de Fábio Egypto

No começo da gestão de Fábio Egypto, fevereiro de 1987, o Fluminense foi eliminado pela equipe do São Paulo nas quartas de final do Campeonato Brasileiro de 1986.

(http://osquequaseacabaramcomoofluminense.blogspot.com/2013/09/1987-fevereiro-eliminacao-no-brasileiro.html).

Nesse jogo o Fluminense foi a campo com: Paulo Victor, Aldo, Vica, Torres e Eduardo: Jandir (Renê), Edson Sousa e Delei; Romerito, Washington e Paulinho (João Santos).

Em dezembro de 1999, no final da gestão de Fábio Egypto, o Fluminense foi goleado pela equipe do Flamengo na última partida do Campeonato Brasileiro.

(http://osquequaseacabaramcomoofluminense.blogspot.com/2013/09/dezembro-de-1989-vergonha.html)

Nesse jogo o Fluminense foi a campo com: Ricardo Pinto, Carlos André, Edson Mariano, Torres e Marcelo Barreto; Vítor, Donizete e Vander Luis, João Santos (Dedei), Sílvio, Franklin (Marcelo Henrique)

Comparem as equipes e façam suas reflexões.

O que fizeram com o futebol do Fluminense em apenas três anos?

Os que quase acabaram com o Fluminense!

O tempo das trevas já estava em Laranjeiras e poucos perceberam! Seria possível ter mudado o futuro?

Nada fizeram e então o Fluminense mergulhou no abismo!

As dívidas cresceram! Nossa torcida diminuiu vertiginosamente! Manchas irreparáveis na história! Rebaixamentos! Derrotas vergonhosas em sequência! Era a decadência do Fluminense!

Dezembro de 1989 - "Fechando com Chave de Ouro"

A escolha de um técnico rubro-negro de carteirinha foi uma das últimas decisões do presidente Fabio Egypto que encerrava de forma melancólica um mandato de três anos marcado por dezenas de contratações que não trouxeram qualquer resultado positivo, troca de treinadores, livre trânsito de empresários (segundo Jornal O Globo), trapalhadas etc.

Oficialmente (por que começou mesmo em 1986) estava decretado no Fluminense, com o mandato de Fábio Egypto, o começo da decadência tricolor que somente teria fim depois de três vergonhosos rebaixamentos.

Que os nomes que fizeram parte dessa primeira fase negra da história do Fluminense não sejam esquecidos jamais.

Eles são os primeiros nomes da saga Os que quase acabaram com o Fluminense.

Jornal O Globo de 23 de Dezembro de 1989


Vale destacar também. Jornal O Globo de 23 de Dezembro de 1989.



Dezembro de 1989 - Vergonha

A gestão Fabio Egypto proporcionou aos tricolores uma das derrotas mais dolorosas e vergonhosa da história do Fluminense.

Foi o jogo de despedida de Zico e que marcou uma polêmica com o goleiro Ricardo Pinto supostamente tendo dito que "seria uma honra tomar gol de Zico".

O ódio da torcida do Fluminense contra o goleiro Ricardo Pinto começava nessa data e se encerraria em 1996 quando o goleiro atuava pelo Atlético Paranaense e foi agredido num jogo em Laranjeiras onde a torcida tricolor invadiu o campo em ato de desespero com o clube a beira de seu primeiro rebaixamento. O blog vai retratar essa parte triste da história do Fluminense.

Dezembro de 1989! Parecia que o Fluminense tinha chegado ao fundo do poço. Uma torcida acostumada a título ano sim, ano não (lembram da musiquinha) amargava um jejum de títulos de quatro anos.

Era o fim do mundo para a torcida tricolor.

Mas ninguém poderia imaginar que Fábio Egypto seria o primeiro de uma sequência de presidentes que levaria o Fluminense para o fundo do poço.

Os que quase acabaram com o Fluminense!

Ficha do jogo de Jornal O Globo de 3 de dezembro de 1989.

E a participação do Fluminense no Campeonato Brasileiro de 1989 não podia terminar de outra forma. 389 torcedores presenciaram a derrota tricolor para a Inter de Limeira no estádio das Laranjeiras.

"Não há nada na vida tão ruim que não possa ser piorado - 1998 o pior ano da história do Fluminense ainda estaria por vir".

Os que quase acabaram com o Fluminense.

Jornal O Globo de 9 de Dezembro de 1989

Algumas coisas chamam a atenção na reportagem abaixo: a despedida do mestre Telê Santana que pouco mais de 1 ano depois iniciaria uma sequência de grandes conquistas no São Paulo.

O que o São Paulo conseguiu no começo dos anos 90 poderia ter acontecido no Fluminense.

Mas nossos dirigentes não tiveram visão. Deixaram escapar Vanderlei Luxemburgo no começo de carreira e deixaram escapar Telê Santana.

Chama atenção também na reportagem a afirmação que o elenco tricolor contava com quase 50 jogadores ao final do Campeonato Brasileiro de 1989.

Essa foi a gestão de Fábio Egypto que supostamente deixava o clube sem dívidas.

Os que quase acabaram com o Fluminense.

Jornal O Globo de 11 de Dezembro de 1989