Agosto de 1986 - Viagem a Europa, Achincalhado na Imprensa, Bagunça, Crise, Trem da Alegria e O Conselho Deliberativo

Acho que sinal maior do que esse não poderia existir.

"Alguém" lá em cima estava trazendo fatos a tona que deveriam servir como alerta para o que estava por vir.

Os guardiões do Fluminense, em determinado momento da história, perceberam o que estava por acontecer e tentaram, lamentavelmente em vão, defender o Fluminense. Mas acabaram derrotados por conta da modernidade, democracia e dignidade.

E essa derrota da democracia quase custou a "vida" do maior clube do país.

Vamos aos fatos!

1 - Viagem a Europa

O site da Revista Placar publicou em 30/07/2013 reportagem sobre a excursão à Europa que realizou a equipe do Fluminense entre os meses de julho e agosto de 1986.

Um pequeno extrato dessa reportagem:

"Vanderlei Luxemburgo era técnico dos juniores do Fluminense quando aceitou dirigir, interinamente, o clube em 1986. Foi a primeira passagem dele pelas Laranjeiras – e sua estreia como técnico de um grande clube. 

Enquanto o Carioca era disputado, a direção do clube marcou uma excursão pela Europa que coincidiria com as finais do Estadual. Se classificado para a decisão, o Flu não contaria com seus principais jogadores na viagem. A solução foi pedir jogadores emprestados para o Bangu. Uma situação bizarra, ainda mais que o Fluminense perdeu o título da Taça Rio por não viajar para Campos para uma partida contra o Americano.

Na véspera do embarque, o então técnico tricolor, Nelsinho Rosa, pediu demissão. E a diretoria decidiu bancar Vanderlei Luxemburgo, então técnico dos juniores.

No dia do voo, o clube fez uma proposta para Telê Santana, que havia sido demitido da seleção brasileira desclassificada na Copa do México. Telê negou – no ano seguinte, treinaria o Atlético-MG –, e Antônio Lopes foi contratado."

A reportagem na íntegra pode ser conferida aqui: http://placar.abril.com.br/materia/luxemburgo-enfrentou-roubada-na-primeira-passagem-pelo-fluminense

2 - Achincalhado na Imprensa

Jornal O Globo de 14 de Agosto de 1986 




























3 - A Bagunça

Jornal O Globo de 24 de Agosto de 1986 e Jornal O Globo de 27 de Agosto de 1986































4 - A Crise 

Jornal O Globo de 28 de Agosto de 1986






























5 - O Trem da Alegria

Duas reportagens do Jornal O Globo de 27 de Agosto de 1986



6 - O Conselho Deliberativo 

Jornal O Globo de 02 de Abril de 1987